Após análise fotográfica, americanos afirmam que pedra no Rio é meteorito

Material, no entanto, ainda passará por análise de pesquisadores da UFRJ.
Objeto foi encontrado em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense.
Uma análise fotográfica levou pesquisadores americanos a constatar que se trata de um meteorito a pedra encontrada no fim de semana no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. O objeto seria um condrito, um tipo rochoso que mantém intactas as mesmas características que tinha antes de chegar à Terra.

O material, no entanto, ainda será analisado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, numa observação preliminar, confirmaram a constatação americana. Se ficar comprovado que é mesmo um meteorito, será a primeira descoberta deste tipo no país em 19 anos.

“A gente pode estar tocando um objeto que estava vagando no espaço há tanto tempo. Muitas pessoas passam a vida tentando encontrar um objeto como este”, diz o astrônomo Marcelo Oliveira.

Como foi
A pedra foi encontrada no último sábado (19) pelo agricultor Germano da Silva, dentro de sua propriedade.

“Vi umas nuvens cor de rosa rodando, deu uma explosão e clareou tudo, depois foram mais três explosões menores”, conta ele. O meteorito encontrado tem 12 centímetros de diâmetro e pesa 600 gramas.

Meteorito encontrado em Varre-Sai, interior do Rio

Análise preliminar de astrônomos indica que pedra seria mesmo um meteorito (Foto: Welliton Rangel/Divulgação)

Leia mais sobre Meteorito de Varre e Sai:

ACHADO O METEORITO Mistério Resolvido, objeto encontrado em Varre-Sai

Wellington Rangel / IFF

Foto

Foto

Há grande possibilidades de que mais meteoritos sejam encontrados

Nesta terça-feira (22/06), vivemos uma verdadeira aventura. Recebi uma ligação da equipe da Inter TV informando que havia o relato de que um meteorito havia sido encontrado no muniicpio de Varre-Sai. Pediram-me total sigilo sobre essa descoberta. Fomos eu e o Peninha junto com a equipe da INTER TV para o municipio de Varre-Sai.

Foi uma grata e feliz surpresa. Realmente é um meteorito!!! Um senhor, o Sr. Germano, em uma região rural do municipio, havia resolvido consertar um vazamento de água em uma área próxima de sua casa por volta das 17:30h do ultimo sabado. Quando foi surpreendido por um forte clarão no céu seguido de alguns estrondos. Após esses estrondos ouviu o ruido de um objeto caindo do Céu próximo à ele. A no maximo 15 metros do local onde ele se encontrava!!! Um fato impressionante!!!

No dia seguinte ele conseguiu encontrar o meteorito.

Há grande possibilidades de que mais meteoritos sejam encontrados.

A Doutora Maria Elizabeth Zucolotto, maior especialista Brasileira em meteoritos, estará na região nessa quarta-feira para analisar o meteorito e fazer a confirmação oficial. Às 19h a Doutora Maria Elizabeth Zucolotto fará uma palestra no IFF sobre meteoritos.

Marcelo de Oliveira Souza
—————

A Prefeitura de Varre-Sai está mobilizando em parceria com o IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) e com a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) uma equipe para que sejam feitas novas descobertas no município, além de análise detalhada do material encontrado.

Segundo especialistas, o registro de eventos deste porte não ocorre a mais de 19 anos no Brasil.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Astronomer without borders, fireball, Meteor, nasa, Phenomena, ufo e marcado , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Após análise fotográfica, americanos afirmam que pedra no Rio é meteorito

  1. quero saber mais sobre os meteoritos,pois domingo estava vendo televisão e um claram apareceu sobre minha cortina bem perto da janela, pensei que fosse um morteiro,choveu a noite inteira, de manhã acordei e sai cedo de casa, cheguei as 15:00 horas entrei e nem me lembrava do claram fiquei vendo televisão foi quando peguei a vassoura para varer a casa au abrir a porta da sala para varer a varanda bem na frente da minha casa la estava aquela pedra estanha,peguei na mão bem perto de mim quando ntei que parecia um fraguimento de um pedaço de um meteorito,quero saber como devo agir para saber se é um fraguimento de um meteorito? eswpero resposta pois pra quem eu mostrei a pedra no meu celular que tirei foto meus amigos me falaram que é um meteorito. espero resposta urgente.

  2. beto disse:

    tenho uma pedra que suspeito ser meteorito gostaria de uma pesquisado que conheceça pra ter certeza se pode ser o não sou de itamaraju bahia
    contato fone 733294-9335 fala com beto

  3. Wailton A. da Silva disse:

    Tenho uma pedra que meus avos acharam a muitos anos cravado em ema bananeira em Campina Grandde gostaria que em pesquisador conheça para ter certeza se pode ser ou não.contato(082)88722980 wailton.

  4. Enia disse:

    A pedra pessa 4 quilos e cabe na pauma da mao eu queria vende mas e te a serteza que e meteoro foi achada pelo Davi meu amigo na fazenda em que trabalhava

  5. Edson disse:

    Bom dia,

    Sou agricultor e moro na cidade de Duque de Caxias na área rural e depois que assisti a reportagem sobre o meteorito, percebi que no meu sitio havia um idêntico de aproximadamente 20kg, logo, só pude perceber que se tratava de um meteorito depois da reportagem e há alguns anos, acabei usando o mesmo na construção de uma casa de ferramentas , localizado no meu sitio, gostaria de obter alguma informação sobre alguém que possua algum aparelho que identifique o mesmo.

    Grato,

  6. moro em arapiraca alagoas, e temho uma pedra pareçidissima com a que foi encontrada e pesa aprossimadamente mais de um quilo e cabe na palma mao, ela e preta por fora ebrilhoza como prata por dentro e gostaria muito de saber o que realmente se trata. esta pedra e uma coiza impresçionante porque chama a atençao de todas as pessoas que veem e se adimiram porque nao ha nada pareçido. o que tenho que fazer para obter rezultados? fone: 082:99498731

  7. Kechara disse:

    *Eu tenho dois pequenos pedaços de meteorito, que quase caiu na minha cabeça, era do tamanho de uma bola de tenis, e se estilhaçou no asfalto, sobrou 3 pedacinhos que eu peguei!

  8. clovis disse:

    tenho uma colher de pedra encontrada em um rio perto de minha casa a +- uns 16 anos ela se encontra comigo ainda contatos
    msn clovis28180@hotmail.com ou imail o mesmo que o msn clovis

  9. mateus disse:

    Eu tenho uma estranha pedra escura com muitos buracos parece que ela foi queimada. Queria uma resposta.
    Sou de curitiba parana Meu celular para contato e
    041 96404819.
    Valeu um abraço.

  10. francisco carlos macedo romao disse:

    GOSTARIA DE ANALISAR UMA PEDRA DE 50Klg BEM METALISADA CREIO EU QUE SE TRATA DE METEORO, CONTATO POR EMAIL

  11. pedro paulo de castro disse:

    tenho uma pedra que caiu do ceu de meio kilo e gostaria que fosse analisada gotaria de resposta meu telefone de contato 99485894(28) imaio pedropaulocastro70@outlook.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s