Fan Park para a Copa em Cuiabá abrigará Observatório sugerido por Astrônomo Amador

O espaço onde atualmente funciona o Parque de Exposições da Acrimat, em Cuiabá, será transformado em uma área reservada a torcedores. Toda a infraestrutura será modificada para oferecer ao público comodidade e vários serviços. A mudança segue as recomendações da Fifa para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Os chamados ‘Fan Parks’ são grandes festas de torcedores realizadas em locais que servem de pontos de encontro para as pessoas assistirem aos jogos.

A Fifa exige que as cidades que vão receber a Copa tenham um Fan Park oficial com toda a estrutura necessária para receber os torcedores. O de Cuiabá será construído onde hoje é a Acrimat. A área deve receber telões, palcos com iluminação, banheiros, restaurantes e segurança. O shopping popular deve ser transferido para o local, onde também devem ser construídos um observatório astronômico, um aquário, espaço para lojas e serviços. A arena de rodeio será transformada na arena do siriri e cururu.

“Esta é uma das melhores áreas para se fazer o fan park oficial da Fifa e ao mesmo tempo poder criar ali, que é uma área nobre de Cuiabá, um grande parque temático para Cuiabá”, disse Yuri Bastos Jorge, diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa.

Estudos são feitos para o início do projeto arquitetônico, que deve incluir a revitalização da avenida Beira Rio no Porto. A entrada de Cuiabá, a partir da ponte Júlio Müller, inclui o aquário municipal, museu do rio, até a área atual do Parque de Exposições. As obras podem chegar a R$ 20 milhões e a ideia é que a estrutura se sustente após a Copa. “Se nós conseguirmos dar esse formato, teremos um empreendimento com sustentabilidade financeira depois da Copa e que o Estado ao invés de fazer a manutenção e ter despesa, o Estado possa inclusive arrecadar dinheiro com o pagamento de concessões”, completou Yuri.

O terreno escolhido era alvo de uma disputa entre a Prefeitura e a Associação de Criadores. O Estado fez um acordo e dará para a Acrimat outra área. O Parque de Exposições pode ser transferido para um terreno na rodovia Palmiro Paes de Barros, na saída de Cuiabá para Santo Antônio de Leverger.

“Como existe o interesse de todos: da prefeitura, Estado e a Acrimat tem interesse de participar deste processo, a gente não poderia se furtar a esta responsabilidade. A Acrimat criou mecanismos junto com o Governo do Estado para que a gente fizesse esta transferência”, explicou Júlio Ferraz, diretor da Acrimat.

Além do Fan Park oficial, outros três menores serão construídos. Um será no Coxipó, outro na região da Morada da Serra e o outro será em Várzea Grande. Nesses locais a população poderá assistir aos jogos e, quem sabe, comemorar as vitórias do Brasil.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Astronomer without borders, Eduardobaldaci.com, observatory, Parceria de divulgação, planetarium, Planetário e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s