AL faz exposição de imagens, paisagens e textos sobre o universo e sua origem

O evento será no saguão da Casa e trará 20 painéis com imagens planetárias e textos sobre astronomia

SID CARNEIRO
Secretaria de Comunicação

Imagens de estrelas, galáxias, planetas e outros astros, exibidos em 20 painéis, poderão ser apreciadas entre segunda-feira (21/09) e quarta-feira (23) na exposição “Paisagens Cósmicas – Da Terra ao Universo”, no saguão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A abertura do evento será às 15h de segunda. Além de textos que explicam os fenômenos observados e orientam sobre o conhecimento da astronomia, o visitante fará uma viagem da Terra à origem do Universo, o Big Bang, em belas paisagens cósmicas.
O evento é organizado pelo Instituto Memória da Assembleia Legislativa, em celebração ao Ano Internacional da Astronomia e dos 400 anos da invenção do telescópio por Galileu Galilei. A exposição é do astrônomo amador e apresentador do Programa “De Olho no Céu”, produzido pela TV Assembleia, Canal 30, Eduardo Baldaci. No programa de 10 minutos, exibido diariamente, o telespectador aprende um pouco mais sobre astronomia por meio de documentários

“A exposição é consequência da iniciativa da Mesa Diretora da Casa, que pediu à TVAL um programa sobre o assunto, diante do ano da astronomia. Os deputados acreditam que o tema é importante e que, em função da comemoração, deveríamos disponibilizar o conhecimento para a população. De uma conversa com Baldaci surgiu a ideia do programa e agora, com o Instituto Memória, surgiu a exposição”, informou o superintendente da TVAL, Wanderley Oliveira.

A superintendente do Instituto Memória, Ísis Catarina Brandão lembra que o tema é usado em exposições que acontecem no mundo inteiro. “Em Mato Grosso ele é explorado em duas vertentes, uma pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outra pelo Nó Space. A ação deste último começa aqui na AL e a intenção do Nó Space é levar a exposição ao maior numero de espaços. Vale à pena visitar a exposição que mostrará fotos tiradas por grandes observatórios, muitas, nunca vistas antes”, disse Ísis.

Baldaci explica que a exposição é um evento mundial e já percorreu simultaneamente diversas cidades em todo o mundo, graças a um programa da Organização das Nações Unidas (Unesco) que uniu astrônomos amadores e profissionais em busca da popularização global da astronomia.

O astrônomo amador é autor do projeto Planetário-Observatório de Mato Grosso, objeto de duas indicações por parte da AL. Ele espera que eventos como a exposição estimulem o interesse do público pela milenar ciência. E também, que desperte o Poder Público para a real necessidade de Mato Grosso ter um Centro de divulgação e de difusão da astronomia.

Depois de passar pela Casa de Leis, a exposição será levada a outros lugares públicos e instituições de ensino. Os interessados em solicitar a visita da exposição podem entrar em contato com Baldaci pelo endereço eletrônico: astronomo@eduardobaldaci.com ou pelo telefone: 3613 6588.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação
3313 6310

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em ano internacional da astronomia, Community outreach award., Eduardobaldaci.com, Parceria de divulgação, planetário cuiabá, Planetário de Mato Grosso, TV assembléia legislativa de mato grosso e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para AL faz exposição de imagens, paisagens e textos sobre o universo e sua origem

  1. Claudio disse:

    Tem foto pra gente publicar?

    abs,

    Claudio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s