Chuva de meteoros será visível de madrugada em Mato Grosso

 

Fenômeno pode ocasionar chuva de até 200 meteoros por hora.

Redação site TVCA

  • Eduardo Baldaci
     

O planeta Terra iniciou a entrada na rota dos detritos do cometa Swift-Tuttle, responsáveis pela chuva de meteoros Perseídas. O fenômeno, facilmente visível a olho nu, terá seu ponto máximo na madrugada de terça para quarta-feira. A expectativa dos astrônomos é de que sejam vistos até 200 meteoros por hora cruzando os céus durante a madrugada. Em Mato Grosso, a chuva de meteoros poderá ser vista, caso o céu não esteja nublado.

O astrônomo amador Eduardo Baldaci explica que esses meteoros poderão ser vistos a olho nu, podendo surgir em qualquer parte do céu, mas sempre se dirigindo para a Constelação do Perseu. “São meteoros lentos, longos, luminosos e coloridos. Os cientistas acreditam que este ano teremos um máximo de até 200 meteoros por hora”, comenta Eduardo Baldaci.

O ponto de convergência dos meteoros, chamado de radiante, será ao norte, na constelação de Perseus. A Lua estará na Constelação de Áries, sem causar muita interferência. Baldaci ressalta que sempre é importante notar que a poluição luminosa e as condições atmosféricas interferem em quaisquer observações de fenômenos astronômicos.

A História das Perseídas

Relatos chineses de 2.000 atrás falam que em uma só noite foram vistos centenas de meteoros. Os indianos relatam a história de uma chuva de meteoros em agosto. Só em 1835 foi que esta chuva foi batizada de Perseídas pelo cientista Belga Adolphe Quetelet, o primeiro a constatar que seus meteoros tinham um ponto radiante na constelação de Perseus.

Maiores noticias

http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=456737&p=2&Tipo=

http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=456409&p=2&Tipo=

http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=36130&codDep=3

http://www.portaldoms.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=31436&Itemid=2

http://sebastianagaiva.blogspot.com/

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em cometa, Eduardobaldaci.com, fireball, Meteor, Parceria de divulgação, Phenomena e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Chuva de meteoros será visível de madrugada em Mato Grosso

  1. Claudio disse:

    Oi Eduardo, que legal! Vou fazer um esforço pra ver se consigo acompanhar algo hoje.

    Falei de vc para a diretor da escola do meu filho, o Moitará e ela ficou muito interessada em promover observação. Vamos se falar depois caso te interesse.

    Abração,

    Claudio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s