Planetário: um sonho próximo da realidade!

Artigo originalmente publicado em: http://www.sosmatogrosso.org.br/viewp.asp?no_codigo=1200

No próximo ano completaremos 400 anos que Galileo Galilei apontou o primeiro telescópio para o céu estrelado. Tal fato, apesar de ser considerado comum por muitos, gerou mudanças radicais que vão desde a Teologia até a mais recente inovação científica. Em homenagem a Galilei, 2009 será decretado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como “Ano Astronômico Internacional” com atividades de popularização da astronomia espalhadas pelos quatro cantos do Planeta.

Além de homenagear Galilei, descobridor dos satélites de Júpiter (1610), a Unesco pretende mostrar ao mundo, a importância que a astronomia possui no contexto global, pois foi esta ciência a precursora do sonho humano de conquistar o espaço, de onde vieram pesquisas científicas que beneficiaram a medicina, as comunicações, os estudos climáticos, entre outras incontáveis colaborações comuns em nosso cotidiano.

Mesmo que muitos não reconheçam a importância da astronomia, não precisamos sair do nosso estado para ver a abrangência desta ciência. As próprias questões ambientais são consideradas alvo de pesquisa em virtude da influência do ecossistema amazônico no clima de todo o nosso planeta. Além disto, Mato Grosso possui a maior cratera de impacto meteórico da América Latina, que é uma fonte de dados arqueológicos pesquisados por cientistas norte-americanos e europeus, os quais acreditam que o planeta Terra possa sofrer um novo impacto nos próximos anos. Dentro deste contexto, de preocupação global com o futuro do planeta, foi elaborado um projeto audacioso para nosso Estado: construção de um Planetário Astronômico com foco múltiplo nas áreas educacionais e na construção da cidadania planetária.

Além de um marco na gestão de um líder político, um planetário é um investimento que ultrapassa a fronteira da astronomia tornando-se um verdadeiro centro de projeções multidisciplinares em três dimensões. Imagine poder voltar ao tempo dos dinossauros ou visitar as pirâmides do Egito sem sair daqui? A tecnologia digital, hoje imperiosa, permite a agregação de valores em uma instituição deste gênero podendo haver a abrangência nas ciências que vão desde a matemática, biologia, história, artes…

Cidades como Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Campo Grande(MS) e Sobral (CE) estão a receber investimentos federais de vulto e consolidando a criação de centros digitais. Cuiabá merece?

Especialmente no governo Lula tem ocorrido investimento dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Turismo e Educação na instalação e revitalização de planetários pelo Brasil afora; sendo que aos governos estaduais só cabe a cessão de terreno e as obras de infra-estrutura básica. Felizmente a Assembléia Legislativa do Mato Grosso, através do deputado José Riva, entendeu a importância de se dar a devida atenção e auxílio para que o projeto do nosso planetário possa decolar definitivamente, e o estado não perca os investimentos federais destinados aos planetários e museus de ciência. Mato Grosso possui todas as condições para abrir o pleito sem em nada ficar à desejar aos milhares de outros espalhados por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York ou Tóquio.

Nas visitas que fiz aos Estados Unidos, meu amor pela astronomia foi contagiado com o sonho de que nosso estado merece ter um lugar: que se fale de astronomia, mas que seja ao mesmo tempo um pólo cultural, um centro de influência na consciência ambiental, um atrativo turístico que seja considerado um “golaço” na intenção de sediar a Copa de 2014 e tantos outros agregadores.

Obrigado à Assembléia Legislativa, especialmente ao deputado Riva, por permitir o sonho de um homem se transforme num sonho de Estado!

Como profetizou Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade.”

* Eduardo Baldaci é astrônomo. Atualmente é ouvidor da Seduc

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Eduardobaldaci.com, observatory, Parceria de divulgação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s