Deputado Riva abraça projeto do Planetário do Prof.Baldaci

 

Estado de Mato Grosso

Assembléia Legislativa

Despacho

 

 

Protocolo

 

 

 

INDICAÇÃO

 

________________

 

 

 

N.º _____/2008

Autor: DEPUTADO RIVA – PP

Indica ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, com cópias ao Exmo. Sr. Secretário da Casa Civil, ao Exmo. Sr. Secretário de Ciência e Tecnologia e aos Deputados Federais e Senadores de Mato Grosso a necessidade de instalar um Planetário –Observatório em Cuiabá.

 

                   Requeiro a Mesa, ouvido o Soberano Plenário, com fulcro na Resolução nº. 8/91 de 08/05/91, desta Egrégia Casa de Leis, que seja encaminhado expediente indicatório ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, com cópias ao Exmo. Sr. Secretário da Casa Civil, ao Exmo. Sr. Secretário de Ciência e Tecnologia e aos Deputados Federais e Senadores de Mato Grosso mostrando  a necessidade de instalar um Planetário-Observatório em Cuiabá.

Plenário das Deliberações, em 26/11/2008.

 

 

Deputado RIVA

PP

 

 

JUSTIFICATIVA

Os planetários são projetores especiais que mostram um céu artificial. Essas máquinas têm a capacidade de reproduzir o céu visível em qualquer parte do globo terrestre sem qualquer tipo de poluição e iluminação.

 

Dispondo de sofisticados e precisos componentes ópticos, mecânicos e eletrônicos, os planetários também reproduzem os principais fenômenos celestes visíveis a olho nu (movimento diário dos astros, fases da Lua, movimentos do Sol, estrelas cadentes, movimentos dos planetas, etc).

 

Utilizando recursos de multimídia, os planetários mostram ainda imagens ampliadas de diversos tipos de astros (planetas, estrelas, nebulosas, galáxias, cometas, etc).

 

É possível também simular nos planetários, viagens espaciais. Considerando-se a variedade de meios, cenas e ambientes existentes no Universo, pode-se criar inúmeras apresentações sobre variados temas (pouso na Lua ou na superfície de um planeta qualquer, viagem até as estrelas, viagem pela Galáxia, viagem para outras galáxias, etc).

 

Combinando imagens do espaço, efeitos visuais com luzes e cores diferentes e ainda efeitos sonoros, os planetários permitem a realização de belíssimos shows que fascinam o público visitante.

 

Um planetário representa um espaço importante para a educação e difusão científica, e ainda para a cultura e o turismo. No planetário, o ensino de ciências pode ser feito de uma forma moderna, dinâmica e lúdica. Para muitos, uma visita ao planetário é simplesmente uma experiência fascinante e inesquecível.

 

 Para quem vive em centros urbanos iluminados e poluídos, o planetário oferece a chance de conhecer um céu todo estrelado. Outros têm no planetário, a oportunidade de voltar no tempo, revendo o céu típico de sua infância ou ainda de sua distante e pequena cidade natal.

 

Por meio da simulação de viagens espaciais, os visitantes têm ainda a chance de dar um verdadeiro salto em direção ao futuro.

 

Dependendo do projeto escolhido, um planetário torna-se um valioso espaço para a divulgação científica e ensino da Astronomia, e ainda para manifestações e eventos culturais de diversos tipos.

 

A instalação de um Planetário visa dotar Cuiabá e regiões circunvizinhas de um importante centro de lazer cultural e científico, dirigido a todas as camadas da população, de todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos.

A criação de um Planetário tem reflexos positivos imediatos na economia local, podendo trazer como complemento uma lanchonete, uma loja de souvenires, um local de exposições, um espaço para apresentações artísticas e ainda outros empreendimentos, conforme as características da cidade e do local, oferecendo aos visitantes momentos agradáveis de cultura e entretenimento dignos de um complexo de atendimento turístico desta natureza. Com isso, novos postos são abertos para trabalhadores de diversas áreas. Estas oportunidades de trabalho serão preenchidas por pessoas do município, como professores; estudantes (monitores); funcionários de administração, limpeza, segurança; funcionários dos estabelecimentos comerciais criados; artistas, artesãos, etc.

Através  dessa indicação nos engajamos na luta do pastor e astrônomo Eduardo Baldaci de Lima pela implantação do Planetário em Mato Grosso.

 

Plenário das Deliberações, em 26/11/2008.

 

 

Deputado RIVA

PP

Anúncios

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Astronomy`s hot sites, Eduardobaldaci.com, observatory. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s