A Farsa Marciana: Marte com tamanho de duas Luas !!!

Faz tempo que um email falso roda pela internet. Nele existe uma apresentação em Power point que diz: “Marte irá ficar muito perto da Terra, em torno de 55 milhões de quilômetros, e que isso só se repetiria em 2287. Além disso, dizia que Marte será, depois da Lua, o objeto mais brilhante do céu. Até aí tudo bem. O absurdo apareceu quando foi dito que “A olho nu, Marte parecerá tão grande quanto a Lua cheia“.

Mas como hoaxes (embustes, farsas) têm uma tendência a ficarem circulando quase que indefinidamente, não deu outra. Duas semanas atrás recebi outro email, agora sem o ppt, falando novamente das “Duas Luas de Agosto“, em alusão ao suposto tamanho que Marte teria neste fatídico dia.

Como sou indagado toda hora, por uma rádio ou jornal sobre o assunto, e não quero ter que responder o mesmo email de novo no ano que vem, e também para aproveitar a proximidade do dia 27/08, resolvi pesquisar mais um pouco e chegar a uma resposta mais conclusiva sobre o assunto. Então vamos lá…

Dados atuais de Marte:

Magnitude: 1,7

Conjunção: 05-Dec-2008

Perihélio: 21-Abr-2009

Oposição: 29 – Jan – 2010

Ou seja, trata-se de uma matéria requentada e espalhada indiscriminadamente pela internet.

Qual teria que ser a distância que Marte deveria estar da Terra para parecer tão grande quanto a lua?

Para que Marte tivesse o mesmo tamanho aparente da lua, ele teria que estar a 740.000 quilômetros de distância da Terra, isto é, a menos de 1% da menor distância entre Terra/Marte, o que equivale a 2 segundos luz!

A Prova dos Nove

E depois ainda consegui fazer um tipo de prova dos nove de toda esta enrolação. Veja só: 740.000 quilômetros corresponde +- ao dobro da distância da Terra à Lua, que é de 384.000 quilômetros. E a lua tem praticamente a metade do tamanho de Marte. Então para que Marte, que tem o dobro do tamanho da lua, aparentasse ter o mesmo tamanho aparente dela, teria que estar ao dobro de distância da Terra!

Leia mais:https://looktosky.wordpress.com/2007/08/31/mt-via-radio-da-uma-solucao-eficaz-para-acabar-com-a-bad-astronomy-em-mt/

Ouça a besteira que foi dita na CBN para Todo Brasil. E que precisou ser desmentida um dia depois.

Anúncios

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Eduardobaldaci.com, observatory, Phenomena e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Farsa Marciana: Marte com tamanho de duas Luas !!!

  1. Jofre disse:

    Eu també já recebí varias veses este e-mail de amigos. Meu comentário sempre foi…”então se prepara porque no dia 27 o mundo começa a acabar. Pense nas consequências de tal aproximação.
    Todos sabem o efeito que a lua tem sobre a natureza na Terra, marés, clima em geral.
    Agora pense no efeito gravitacional de Marte sobre a lua.. wow, isto seria digno de filmes amricanos ou mais recentemente Indianos. Catastrófico a lua sendo atraida por Marte, mudando o clima, talvez até sendo difinitivamente arrancada da órbita terrestre. Realmente somente a Internet pode divulgar algo tão grandioso. Aguardem até 2012 quando aquele outro planeta da internet. O Nibiru passar entre a Lua Marte e a Terra, aí o mundo acaba de vez.’
    Este já deu no Fantastico o Show da Vida, brincadeira viu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s