Astrônoma amadora descobre misterioso ‘fantasma cósmico’ na Holanda

Uma professora holandesa do ensino fundamental que também é astrônoma amadora descobriu um objeto que está sendo chamado de “fantasma cósmico” — uma forma estranha e gasosa com um buraco no meio que pode representar uma nova classe de objeto astronômico.
Hanny van Arkel encontrou o bizarro objeto ao trabalhar como voluntária no projeto Galaxy Zoo, que pede a ajuda do público para classificar galáxias na web. “No começo, eu não tinha a menor idéia do que era aquilo. Poderia estar no nosso Sistema Solar ou nas fronteiras do Universo”, afirmou em comunicado oficial o astrofísico Kevin Schawinski, da Universidade Yale e da equipe do Galaxy Zoo.

 

O achado, apelidado de “Hanny’s Voorwerp” (objeto de Hanny, em holandês), logo atraiu os telescópios dos cientistas. “O que vimos era realmente um mistério. O Voorwerp não continha nenhuma estrela”, diz Schawinski. Feito inteiramente de gás muito quente, o objeto verde e fantasmagórico é iluminado por um resto de luz da galáxia IC 2497, que fica ali perto.

 

 Luz do passado

“Achamos que, no passado recente, essa galáxia abrigou um quasar extremamente brilhante”, afirma o astrônomo. Ele disse que a luz vinda do passado ainda ilumina o objeto-fantasma, embora o quasar tenha desaparecido há uns 100 mil anos e o buraco negro da galáxia esteja silencioso. “É esse eco de luz que foi congelado no tempo e nos permitiu essa observação”, diz Chris Lintott, da Universidade Oxford, que também é um dos organizadores do Galaxy Zoo.

 

Os pesquisadores devem usar em breve o Telescópio Espacial Hubble para examinar melhor o objeto. “É incrível que essa coisa esteja armazenada nos arquivos há décadas, e que voluntários amadores possam ajudar a achar objetos como esse na web”, disse Arkel em comunicado oficial. Mais de 150 mil astrônomos amadores do mundo todo participam do Galaxy Zoo.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s