Meteoros e Planetas bem visíveis no Céu de Agosto

 

Na noite deste sábado será marcada por dois fenômenos astronômicos diferentes. Os cuiabanos poderão ver o alinhamento dos planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Marte, além de uma chuva de meteoros causada pela passagem do cometa Swift-Tuttle. A observação será possível a olho nu se não houver fumaça de queimadas ou nuvens no céu. O melhor horário para a visualização dos fenômenos é à meia-noite.Eduardo Baldaci é astrônomo amador em Cuiabá há 25 anos e um dos quatro reconhecidos pela Agência Espacial Americana (Nasa) no Brasil. Ele esclarece que a visualização do cometa não será possível, mas sim de suas partículas. O cometa Swift-Tuttle já passou cruzando a órbita da Terra, deixando seu rastro – ele passa pelo nosso planeta a cada 135 anos. O que os cuiabanos vão observar neste fim de semana é a queda dos dejetos do cometa, chamados meteoros. Eles ficam incandescentes quando passam pela atmosfera terrestre, atraídos pela gravidade do planeta.Chuvas de meteoros e alinhamentos de planetas são fenômenos que se repetem com periodicidade e diferentes níveis de visualização. Baldaci lembra, por exemplo, que a chuva prevista para o próximo sábado chama-se Perseidas, pois será observada próxima à constelação de Perseu. O mesmo fenômeno, previsto para outubro, recebe o nome de Orionídeas (observado próximo à constelação de Órion) e é causado por partículas do famoso cometa Halley, que passa perto da Terra a cada 76 anos.
Baldaci aproveita os momentos em que fenômenos celestes acontecem para divulgar a necessidade de investimentos na área astronômica em Mato Grosso. Ele lembra que 2009 é o Ano Internacional da Astronomia, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Cuiabá é uma das únicas capitais brasileiras que não possui um planetário – o único planetário ativo no Centro-Oeste está em Goiás.

 O estudo da astronomia, diz Baldaci, contribui para a consciência de cidadania planetária e para a educação ambiental. No dia 16, Baldaci estará na praça das Bandeiras e contará com dois telescópios para que a comunidade possa observar o próximo eclipse parcial da lua. 


Acesse a Matéria no site da TV Centro América http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=402245&p=2&Tipo
 

 

 

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Eclipse, Eduardobaldaci.com, Meteor, observatory, Parceria de divulgação, Phenomena. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s