Surgem novas provas de que Marte já esteve repleto de água

 

 Minerais encontrados no solo de Marte mostram que o planeta já esteve coberto por lagos, rios e outros ambientes hídricos capazes de abrigar vida, disseram pesquisadores dos Estados Unidos na quarta-feira (16). 

Em junho, a sonda Mars Phoenix Lander encontrou gelo na superfície marciana, mas o material está muito congelado e coberto de poeira vermelha. Em artigo na revista “Nature”, um grupo de cientistas mostra que esse gelo é um resquício de uma época mais quente e úmida.

 “Isso é realmente animador, porque estamos encontrando dezenas de locais onde futuras missões podem pousar para tentar entender se Marte já foi habitável e, em caso positivo, procurar sinais de vida passada”, disse John Mustard, participantes do estudo que trabalha na Universidade Brown. “Os minerais presentes na antiga crosta de Marte mostram uma variedade de ambientes úmidos”, acrescentou Mustard.

  Cores refletidas

A equipe usou um equipamento chamado Crism (“espectrômetro compacto de reconhecimento por imagens para Marte”, na sigla em inglês) e outros instrumentos da sonda Mars Reconnaissance Orbiter para avaliar as cores refletidas na luz do sol. Isso ajuda a determinar que minerais há ali.

 Os minerais argilosos precisariam ter sido formados a temperaturas relativamente baixas, disseram os pesquisadores. “O que isso significa para a habitabilidade? É muito forte”, disse Mustard. “Não era um caldeirão tão quente, fervente. Era um ambiente benigno, rico em água durante um longo período.” As conclusões se encaixam na análise da missão Phoenix Mars Lander, que, além de gelo, encontrou também solo alcalino, que poderia ter abrigado vida.

“A grande surpresa desses novos resultados é como a água de Marte foi impregnante e duradoura, e como os ambientes úmidos eram diversos”, disse Scott Murchie, pesquisador-chefe do Crism no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Estruturas, vistas do alto, são praticamente idênticas a delta de rio (Foto: Nasa/JPL/Universidade Brown/Divulgação)

 

A câmera de alta resolução da sonda Mars Express da Agência Espacial Européia fez imagens de Echus Chasma, uma espécie de depressão em Marte que seria uma das maiores fontes de água do planeta vermelho. (Foto: Reuters)
Uma visão de Echus Chasma obtida pelo radar da sonda Mars Express. As fotos foram divulgadas nesta segunda-feira (14). (Foto: Reuters)
Anúncios

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Eduardobaldaci.com, Phenomena e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Surgem novas provas de que Marte já esteve repleto de água

  1. quando o homem cortar o ultimo pe de arvore, pescar o ultimo peixe e quando os rio secarem, so ai descobrira que não se come dinheiro…

    com certeza o que aconteceu a marte ira acontecer aqui na terra, sem duvida. veja, a cidade que moro em imperatriz ma, tem um dos rios mais importante da bacia amazonica em agua potavel. todavia,todo o esgoto domestico e industriais são jogado nele todo dia a quantidade que não tenho noçao mas é muito grande. como ja é de conhecimento de todos o efeito estufa, é a mesma coisa que aconteceu com marte. a situaçao do mundo esta quase irresversivel. se tivessemos pessoas no mundo com a mesma preocupação que tenho teriamos uma chance. hoje afirmo com quase certeza que não ha vida em marte,mas ja houve sim, e em breve teremos a confirmação. Deus é dono de todo o universo, ele quem criou. abraços mas infelizmente essa é nossa realidade. o fim virá e não demora.

  2. Hamilton Stefani disse:

    O que será que aconteceu com marte ?
    que tragedia teria acontecido para que hoje saja tão arido ?
    pois é esta a impressão que tenho.
    abraço a todos

  3. Elenluce Aragão da Frota disse:

    Eu creio que Marte já foi um planeta agradável, assim como foi a terra, porém a civilização tão ávida por destruição, acabou com a vida existente, tal como nosso planeta foi e hoje torna-se cada vez mais insuportável respirar o ar fétido, poluido e imundo.
    Eu penso que é muito importante provar que o planeta Marte já teve vida similar, tal qual a terra, porém não vejo inteligência em investir lá quando aqui ainda tem salvação.

  4. jony disse:

    Temos que conservar o nosso planeta, elevarmos nossa inteligencia a nivel de compreender se nosso meio morre nós tammbem, aprendermos utilizar os recursos de maneira sustentavel sem agredir meio habitate, para que podermos chegarmos em outros planetas e fazermos o mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s