Fenômeno torna Júpiter mais visível

Esta noite o planeta Júpiter vai estar ‘mais perto’ da terra e será possível visualizá-lo com detalhes, com o auxílio de uma luneta ou binóculo
 
 

 

Júpiter poderá ser visto de maneira detalhada esta noite

ALECY ALVES
Da Reportagem

Ao anoitecer de hoje, o planeta Júpiter, uma espécie de estrela de brilho intenso que vem sendo visto ao Leste há várias semanas, poderá ser admirado de uma proximidade maior. É que esta será a noite do auge da chamada oposição de Júpiter, ocasião em que o planeta estará mais “mais perto” da Terra.
Com o auxílio de uma luneta ou binóculo, Júpiter poderá ser visto de maneira detalhada. Até mesmo com quatro das dezenas de luas, aqueles bolinhas brilhantes que ficam próximas dele, e as linhas que o envolvem, que na verdade são suas variações de cores. De acordo com o astrônomo amador Eduardo Baldaci Lima, durante o ano inteiro Júpiter continuará sendo visto, mas não com o brilho que emitirá hoje à noite.
Em agosto, no dia 16, outro fenômeno poderá ser visto a olho nu. Na noite desse dia, como faz habitualmente, Baldaci levará telescópios para a Praça das Bandeiras, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), para que estudantes, professores e populares possam assistir a eclipse da Lua.

Além de divulgar a astronomia montando observatórios a Céu aberto com equipamentos próprios, Eduardo Baldaci, um estudioso do tema há mais de 25 anos, há três anos vem defendendo a implantação do Planetário de Mato Grosso, sediado em Cuiabá.

Ele elaborou um projeto que vem sendo apresentado aos parlamentares municipais, estaduais e federais mato-grossenses. A proposta em discussão prevê a abertura de uma espécie de centro multidisciplinar de visitação, estudos e pesquisas para professores e estudantes de todos os níveis e áreas de formação. O Planetário atenderia as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Cultura e Turismo.

Muito além de pensar a astronomia, reforça, um planetário nos dias atuais se transforma em um local de projeções virtuais em 3D(dimensões), equiparado às tecnologias do primeiro mundo, o que contribuirá para o enriquecimento cultural, científico e educacional do povo.

A missão desse centro também será de criar possibilidades de melhorias do ensino e aprendizagem de ciências, discutir e divulgar a cultura local consolidar-se como espaço interativo de geração, difusão e aplicação do conhecimento nos diversos campos do saber.

Este ano, Eduardo Baldaci vem intensifica suas ações em defesa do Planetário, numa preparação ao Ano Astronômico Internacional, celebrado em 2009. A data foi decretada pela UNESCO e pela União Astronômica Internacional, numa demonstração do reconhecimento da importância que o estudo da astronomia vem alcançando em nível mundial. Também se comemora os 400 anos da invenção do telescópio pelo astrônomo italiano Galileu Galilei que ao apontar para Júpiter descobriu as quatro maiores luas desse planeta.

Os investimentos estimados para criação do Planetário seriam de R$ 2 milhões. Para divulgar essa idéia e popularizar a astronomia, Baldaci criou uma comunidade no Orkut, um blog e produziu um vídeo que está sendo divulgado no Youtube.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Astronomy`s hot sites, Eduardobaldaci.com e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Fenômeno torna Júpiter mais visível

  1. denise disse:

    Hoje, 21/09, por volta das 21h, foi visto por alguns minutos entre leste e sudeste, arco avermelhado como sol ao se por, contudo, voltado para cima. Pode ter sido Júpiter? Sua proporção era tão grande quanto o tamanho da lua em noite de lua cheia na época em que mais se aproxima da Terra. Impresionante.

  2. denise disse:

    Em Porto Alegre, RS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s