Missão da Nasa levará chip com mais de 1 milhão de nomes para o espaço. Você também pode ir !

Alexandre Brum / Agência O DiaRio – Quem nunca sonhou ser astronauta, entrar em um foguete e pisar na Lua? Você provavelmente não fará essa viagem, mas o seu nome pode chegar até lá. Em novembro, a Nasa (Agência Espacial Norte-americana) enviará o satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) para mapear a Lua. Além de robôs, o LRO levará a bordo chip com identidade de mais de 1 milhão de terráqueos.

Desde 1972, nenhum ser humano pisa na Lua. A missão LRO é o próximo passo para o retorno do homem ao satélite natural da Terra, o que deve acontecer em 2020. A decolagem será em 24 de novembro do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA). Em quatro dias, o equipamento entra na órbita lunar, onde ficará a 50 km de distância do solo, por um ano. Além de reunir informações para preparar futuras viagens humanas, a missão da Nasa colherá dados sobre a radiação que ajudarão nos estudos de como raios UV afetam os seres humanos a médio e longo prazos. Para escrever seu nome nas estrelas, basta acessar http://lro.jhuapl.edu/NameToMoon/index.php, preencher os campos e imprimir o certificado de participação. A campanha ‘Mande seu nome para a Lua’ vai até o dia 27 de junho. Até o fim da noite de sexta-feira, 1,05 milhão de pessoas já haviam se cadastrado.

PAIXÃO PELA CIÊNCIA

Aluno da 7ª série da Escola Municipal Christiano Hamman, na Gávea, Pedro Lourenço Trindade Louzeiro, 13 anos, já assinou sua presença no espaço sideral. Apaixonado por Astronomia, há um ano faz do Planetário da Gávea sua casa. “Venho aqui todos os dias e já fiz quase todos os cursos daqui”, garante o aspirante a astronauta. Para o astrônomo Jorge Marcelino, Pedro está no caminho certo rumo à galáxia. “A competição é um bom caminho para se conhecer mais desta ciência maravilhosa”, incentiva. Aos 6 anos, Luigi Berri já definiu: quer ser cientista. Curioso, usa computador desde os 4 anos e já mandou toda a família para o espaço. Da casa da avó, em Copacabana, ele acessou o site da Nasa com o primo Enzo Cestari Amaral, 6. “Mandei o nome do meu pai, da minha mãe, da minha vó e de um amiguinho para os astronautas verem. Mas se eu pudesse, iria junto com eles”, revelou o menino.

Aos 20 anos, Erik Mendes Corrêa Ferreira já tem idade suficiente para transformar sua paixão em futura profissão. Ele é estudante do 5º período de Astronomia da UFRJ. Como Pedro e Luigi, sempre gostou de Ciências. “Tive certeza do que queria nas aulas de Física do Ensino Médio. Depois de formado, pretendo trabalhar com pesquisa em alguma universidade”, traça sua trajetória. Para alcançar seu objetivo, não fica com a cabeça só na Lua, mas também sobre os livros. Já ganhou uma medalha de ouro e uma de prata em três Olimpíadas de Astronomia. Segundo Carlos Roberto Rabaça, coordenador da única graduação do gênero no Brasil, a turma se dissipa ao longo do curso. De cada 30 inscritos, só quatro se formam. “Muitos não imaginam que a Astronomia seja baseada em Física e Matemática. Quando descobrem, desistem”, explica.

Musa de exploradores e artistas, a Lua é protagonista na crendice popular brasileira. Astrônomo do Planetário do Rio, Bruno Rainho Mendonça desfaz os mitos desse objeto celeste, o que está mais próximo de nós: “A influência mais notável dela sobre a Terra são as oscilações das marés. Não existe nenhuma comprovação científica de que exerça efeito nos cortes de cabelos ou em partos, como as pessoas acreditam”.

Anúncios

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s