Sou contra a Mudanda de Fuso no MT e MS !

Projeto de lei não prevê consulta popular

Ouça meu aúdio no MT Via rádio sobre o assunto

Matéria na Integra:http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=316783

Senadores que defendem mudança de horário para o vigente em Brasília, em MT e MS, dizem, porém, que não há problemas em ouvir a população, se necessário

 

ALEXANDRE APRÁ
Especial para o Diário

O texto do projeto de lei que tramita no Senado sobre a mudança do fuso horário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não prevê a realização de audiências públicas para discussão do assunto. No entanto, os senadores propositores, Jayme Campos (DEM-MT) e Delcídio Amaral (PT-MS), dizem que não há problemas para ouvir a população.

A argumentação dada pelos parlamentares para a mudança são os prejuízos causados à economia local em detrimento da diferença do fechamento do mercado financeiro nacional e dos bancos.

O senador sul mato-grossense, Delcício Amaral, afirma que a proposta está sendo aderida maciçamente, não só por empresários e comerciantes, mas também por toda a população. “A Câmara municipal de Campo Grande já se demonstrou a favor do projeto”, justifica.

Em Mato Grosso, as opiniões ainda estão divididas. Alguns defendem que o projeto é justificado pelo fator econômico, que será beneficiado. No entanto, outros são contra, por conta das modificações no fator biológico e no cotidiano das pessoas.

O pesquisador em astronomia, Eduardo Baldaci, afirma que a mudança do fuso horário irá refletir nas horas de “foto-período”. Ou seja, o ser humano estará exposto ao sol por mais tempo, já que se porá mais tarde a partir da mudança. Baldaci também explica que a partir de 2010, o sistema solar iniciará um novo

Astrônomo diz que incidência solar será muito maior, o que não vê como positivo

ciclo, chamado de ciclo máximo, que resultará em mais incidência de raios solares na Terra por 11 anos.

Além disso, ele alerta para os efeitos do “Jet Lag”, que são os efeitos da mudança drástica de fuso horário que é sentida pelo corpo humano, geralmente sentidos em viagens para outros países com fuso horário diferente. “Acho que o melhor mesmo é que a população seja ouvida. Particularmente, eu sou contra”, opina.

O advogado Cezino Maciel também é contra a proposta e planeja um levante contra a mudança. Para ele, uma hora a menos no relógio representará problemas de adaptações a pessoas idosas que já estão acostumadas ao horário vigente. “Não acrescenta em nada para o povo”.

Por outro lado, a geógrafa da Universidade Federal de Mato Grosso, Gilda Maenteli, pondera que, do ponto de vista geográfico, não há nenhuma interferência. Ela cita a experiência do Pará, que está na mesma altura geográfica de Mato Grosso, mas vive no horário de Brasília. Ela ainda acrescenta que, da perspectiva biológica, não há transtorno, já que as pessoas facilmente se adaptam ao horário verão todos os anos.

O projeto de lei número 177 já foi apresentado e está na mesa diretora do Senado Federal. Agora, ele será encaminhado a duas comissões: a de Constituição e Justiça e a de Assuntos Econômicos. Segundo Delcídio Amaral, deverá ser pedido caráter de “urgência urgentíssima” para que possa entrar na pauta de votação ainda este ano. Se aprovado no Senado, o projeto é enviado então à Câmara Federal onde também deve passar por votação. Se a Câmara indicar que deverão ser feitas mudanças ou alterações no texto, ele deve voltar ao Senado e todo processo tem que ser refeito. “Faremos o máximo para que ele seja aprovado em sua totalidade”, explica.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Eduardobaldaci.com, Phenomena e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Sou contra a Mudanda de Fuso no MT e MS !

  1. vania disse:

    Olá, muito pertinente essa discussão já que uma mudança dessa natureza vem distorcer a rotina dos habitantes de um Estado. Sou acreana e desde ontem estou sentindo na pele os efeitos da mudança de fuso do nosso estado, sinto muito sono durante a manha, levando mas nao vejo a luz do sol, apenas escuridão. Na prática não estamos obedecendo a incidencia da luz solar sobre nosso território, o que afeta o relogio biologico sim. Muitas crianças estao chegando em suas escolas bastante sonolentas. O mais agravante nisso tudo é que a população, maior interessada no assunto, em nenhum momento foi consultada para refletir sobre suas vidas e opinar pela mudança, aqui no meu estado empurraram essa situação de garganta abaixo, claro de uma forma bem sutil (tipo pao e circo), fizeram até festa comemorar o sofrimento do povo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s