Astrônomo amador busca apoio para implantar planetário em Mato Grosso

  09/04/2008 – 11:50

 

 

Desde que chegou a Cuiabá, em 2003, o pastor carioca e astrônomo amador reconhecido pela Nasa, Eduardo Baldaci de Lima, está tentando implantar um planetário em Mato Grosso. Para realizar seu objetivo, ele busca apoio de diversos segmentos da sociedade, entre eles o poder público. Nesta semana, o pastor, apaixonado por astronomia, apresentou seu projeto ao deputado federal Valtenir pereira (PSB), que foi bastante receptivo à idéia inovadora.

O astrônomo amador explica que a instalação de um planetário no Estado irá atrair ainda mais turistas, já que a região Centro-Oeste é carente em centros de projeções digitais. Além de contribuir com o turismo, o planetário é também um local educacional, cultural e cientifico. “Um planetário vai além da astronomia. Estudantes de diversas áreas poderão ter aulas no centro de projeções, além de visitas diárias de crianças que conhecerão um pouco mais do universo e a importância da preservação do planeta”, afirma Eduardo Baldaci.

O deputado Valtenir achou a idéia bastante interessante e se prontificou em colaborar. O parlamentar encaminhará o projeto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, além de reforçar a importância de se ter um planetário em Mato Grosso. “A preocupação com a questão ambiental é uma das inúmeras vantagens que um planetário proporciona. Nosso Estado tem diversos problemas ambientais e um centro de projeções digitais pode ser uma forma de despertar, principalmente nas crianças, a consciência da preservação do meio ambiente”, disse o parlamentar.

Segundo o pastor Baldaci, é necessário cerca de R$1,5 milhão para implantar um planetário, porém o investimento tem retorno ao longo dos anos de atividades. As grandes cidades do mundo como São Paulo, Tókio, Nova Iorque possuem planetários que são diariamente visitados por estudantes, turistas e comunidade em geral, atraídos pela curiosidade em desvendar os mistérios do universo.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s