Nasa se prepara para temporada de auroras boreais

 

A Nasa se prepara para a temporada de estudos mais intensos sobre as auroras boreais com a aproximação da primavera no Hemisfério Norte, que começa no próximo dia 20 (quando inicia o outono no Sul). Embora ainda não saibam exatamente por que isso acontece, os cientistas sabem que as semanas em volta dos equinócios (20 de março e 23 de setembro) são as mais propícias para o fenômeno.

Aurora boreal flagrada no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos (Foto: Nasa)

As auroras boreais são causadas pela atividade do Sol, quando partículares solares interagem com a atmosfera terrestre. Apesar de serem muito bonitas, elas também são uma ameaça para os equipamentos espaciais em órbita da Terra, atrapalhando as telecomunicações, o tráfego aéreo, as transmissões de energia e os sistemas de GPS — além de ser um perigo para a vida dos astronautas.

Para entendê-las melhor, a Nasa lançou no ano passado uma verdadeira frota de sondas, a missão Themis, para estudar o assunto. Com a ajuda dela, os astrônomos parecem ter encontrado a fonte eletromagnética das tempestades solares. Agora, vão aproveitar a chegada da primavera para aprofundar o assunto.



Foto feita por cientistas no Alasca (Foto: Nasa)


Assista um lindo video sobre Auroras

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em nasa, observatory, Phenomena, SOLARMAX e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s