Cientistas detectam maior estrutura de matéria escura, com 270 milhões de anos-luz

Uma equipe internacional de astrônomos detectou a maior estrutura de matéria escura já observada no Universo, com 270 milhões de anos-luz, informou nesta quinta-feira a revista norte-americana Astronomy and Astrophysics.

A matéria escura é detectada pelos astrofísicos graças à força de atração gravitacional que exerce sobre o que a cerca. Diferencia-se da energia escura porque esta, em troca, repele a matéria ao seu redor e é responsável pela expansão do universo.

“Da mesma forma que a estrutura óssea do corpo humano se torna visível com os raios X, a matéria escura deixa seu rastro na luminosidade das galáxias, revelando sua presença com a força gravitacional que exerce”, explica o Instituto Nacional de Ciências do Universo francês (Insu).

A estrutura filamentosa de 270 milhões de anos-luz (um ano-luz corresponde a uma distância de 9,46 trilhões de quilômetros), descoberta graças às imagens do Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT), se estende por uma distância que representa “mais de 2.000 vezes a dimensão de nossa galáxia, a Via Láctea”, segundo o Insu.

O recorde anterior de uma estrutura de matéria escura detectada se aproximava dos 100 milhões de anos-luz.

Mas inclusive as dimensões medidas desta vez “correspondem aos limites de nossa capacidade de observação. Na realidade, estas estruturas devem ser ainda maiores”, explica à AFP Martin Kilbinger, um dos 19 astrônomos autores do estudo.

Segundo os astrofísicos, o universo é composto de 75% de energia escura, 21% de matéria escura e somente 4% de matéria ordinária, integrada por nêutrons, prótons e elétrons.

“Acreditamos que a matéria escura seja composta de partículas que não conhecemos”, explica Kilbinger. “Sua interação com a matéria ordinária é muito pequena. Passa pela Terra sem deixar rastro algum”, acrescenta.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em observatory. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Cientistas detectam maior estrutura de matéria escura, com 270 milhões de anos-luz

  1. Lucia disse:

    Olá Eduardo!
    Muito interessante a foto!
    Como apaixonada pelos céus e por astronomia _ mas lamentavelmente leiga _ que sou, devo fazer uma pergunta de principiante:
    Não seria a matéria escura, caracterizada por tal força de atração gravitacional, direta ou indiretamente responsável pela formação de novos corpos celestes…?

    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s