Imagem de espaçonave mostra linhas misteriosas em Marte

Sonda Mars Reconnaissance Orbiter captou várias linhas tracejadas em planície.
Na semana que passou, outra imagem parecia mostrar ‘homenzinho’ alienígena.

Depois do falso homenzinho verde que espantou o mundo na quinta-feira (24), surge uma outra imagem do planeta vermelho para animar os entusiastas da vida alienígena: linhas e mais linhas sobre uma planície marciana, fotografadas pela sonda americana Mars Reconnaissance Orbiter.

Imagem feita pela Mars Reconnaissance Orbiter mostra linhas em plancie de Marte (Foto: JPL/Nasa)

Os cientistas garantem: não é um aeroporto de discos voadores, como os ufólogos gostariam de especular (e de fato o fazem sobre a planície de Nazca, na Terra). Os traços foram desenhados por “dust devils”, pequenos redemoinhos produzidos pela atmosfera que levantam muita poeira e “caminham”, produzindo as linhas.

Ironicamente, essas linhas foram fotografadas na chamada bacia Schiaparelli. O nome foi dado em homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli — primeiro a especular sobre a existência dos famosos (e também ilusórios) canais de Marte. Foi a partir das pesquisas de Schiaparelli, no fim do século 19, que o americano Percival Lowell criou a teoria dos homenzinhos verdes — a noção de que havia uma civilização inteligente no planeta vermelho.

Desde então, a idéia alimentou desde obras de ficção científica, como “A Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells, a especulações sobre imagens obtidas por sondas (como o famoso “rosto de Marte”, fotografado pela sonda Viking na região de Cydonia). E, como o falso homenzinho verde de quinta-feira provou, o assunto não vai parar tão cedo de fascinar as pessoas.

A foto que tomou de assalto a mídia havia sido produzida pelo jipe robótico Spirit. Nela, parecia haver um homenzinho descendo um barranco em Marte. Mas os cientistas já derrubaram a hipótese de vida alienígena — era apenas mais uma ilusão de óptica, produzida por uma rocha que apenas parecia ter as formas humanas (mais ou menos como a famosa face de Marte).

Anúncios

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Phenomena, SETI, ufo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s