Na mira de asteróide, Marte estará mais brilhante nesta véspera de Natal

Quem gosta de astronomia vai ganhar um presentão de Natal no próximo 24 de dezembro. Marte, que atingiu seu ponto mais próximo da Terra no último dia 18, não só vai estar pertinho, como vai ser facilmente observável graças à posição em que estará e à Lua cheia, que surge na véspera de Natal.

Em oposição ao Sol, Marte deve mostrar um brilho alaranjado bem em baixo do disco lunar. A aproximação entre a Terra e seu vizinho vermelho é um evento regular, que ocorre uma vez a cada 26 meses, mais ou menos.

Não espere, no entanto, vez Marte do tamanho da Lua, como um boato que circulou na internet em agosto passado afirmava que aconteceria. Isso é impossível. Embora maior e mais brilhante, o planeta corresponderá a apenas 1/127 do disco da Lua. Quem observar a olho nu verá Marte mais parecido com uma estrela brilhante que não pisca.

Impacto futuro
Nesta semana, os astrônomos divulgaram também que Marte pode estar no caminho de um asteróide, que pode atingir o planeta no dia 30 de janeiro. As chances do impacto ocorrer são de uma em 75 –- muito mais provável do que os números que os astrônomos costumam ver.

O pedaço de rocha espacial foi descoberto no mês passado e batizado de 2007 WD5. Em 1908, um asteróide de um tamanho parecido caiu na Sibéria e matou 60 milhões de árvores ao liberar uma energia equivalente a de uma bomba nuclear.

Mais observações serão feitas, e os cientistas acreditam que o risco de impacto deve diminuir nas próximas semanas. Mesmo que o asteróide atinja o planeta, os astrônomos acreditam que os robôs da Nasa que estão por ali não correm perigo, pois estariam fora da área de impacto.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Astronomy`s hot sites, Comet, Meteor, observatory, Phenomena. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s