Protesto:Prenderam a defensora das araucárias no PR !

Uma coalizão de 21 ONGs ambientalistas do Paraná está denunciando a prisão estranha de uma das maiores defensoras das araucárias do estado. Elma Romano, a ex-chefe do escritório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP ), está presa há 16 dias em Curitiba. Ela é acusada de chefiar um esquema de venda de licenças ambientais ilegais para corte de araucárias. Mas a rede de ONGs que trabalha no estado acha estranha a acusação e a prisão de Elma. Segundo eles, Elma teria passado os últimos 30 anos enfrentando as grandes madeireiras, os fazendeiros e os políticos do estado ligados à devastação. Agora, estaria pagando o preço por isso.

Ambientalistas que conhecem o trabalho de Elma dizem que ela é vítima de perseguição política. Existem alguns pontos estranhos na história. Elma foi presa no dia 23 de outubro em uma operação da Polícia Civil do estado. Foi retirada do hospital psiquiátrico, onde estava internada por depressão. Os policiais a levaram sem autorização médica. Os madeireiros presos com ela receberam hábeas corpus em menos de 24 horas. Já Elma continua na prisão até hoje. A justificativa oficial para mantê-la presa é que ela poderia continuar assinando papéis no IAP. Um argumento estranho quando se considera que ela está afastada há meses.

Em março de 2007, Elma enviou ao governador Roberto Requião (PMDB ) um e-mail em que denunciava o esquema de vendas ilegais de licenças ambientais, que tinham a participação de madeireiros e funcionários do IAP de Ponta Grossa. Logo depois, entregou o cargo. “Durante meses, resistiu, até que viu-se obrigada a entregar o cargo, por não ver caminhos viáveis para solucionar a situação”, diz Clóvis Borges, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, que publicou um artigo sobre o assunto. “Elma é vítima de um complô. O silêncio do governador do estado (Roberto Requião) dá o tom do grau de loucura presente nesta ocorrência. Ele teria todos os elementos para sair em defesa de Elma e está quieto. Não sei explicar isso a não ser a partir de uma análise de comportamento patológico que é a marca registrada deste governo”, diz.

Uma coalizão de 21 ONGs ambientais do Paraná divulgou uma nota repudiando a prisão de Elma.

Anúncios

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Comet, Meteor, observatory, Parceria de divulgação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s