Novo Ciclo Solar irá agravar ainda mais Efeito Estufa

gal_002.jpg
Você já reparou o número de missões que estão sendo lançadas para estudar o Sol? Por que será? Não há como fazer missões tripuladas ao mesmo… A Resposta: O Novo ciclo solar está à caminho.

A radiação do Sol oscila num período médio de 11 anos entre um máximo e o seguinte. No entanto, este intervalo pode variar entre 8 e 15 anos.
Atualmente estamos vivendo num período de mínima atividade do Sol sui generis, uma mínima com grande atividade, sugerindo que o próximo ciclo solar será mais intenso que o anterior. Com efeito, o máximo do ciclo solar 24 que vai ocorrer em 2010 ou 2011, será um dos ciclos mais intensos registrados desde que se começou a observar o Sol há 400 anos. Esta conclusão é do físico solar David Hathway do Marshall Space Flight Center (Centro de Vôos Espaciais Marshall) da NASA.

No português popular, além dos problemas ambientais que já temos, a grande atividade solar irá provocar alterações ainda mais sensíveis no efeito estufa.

Como nada pode ser feito para diminuir a atividade solar, é urgente que medidas mais drásticas sejam tomadas para diminuir o efeito estufa, tal como o aumento do período proibitivo de queimadas, ou até mesmo, a Moratória das queimadas.

144054main2_cycle24prediction450.jpg
Gráfico da NASA mostrando quando será o próximo ciclo.
Veja alguns videos sobre atividades do Sol

Anúncios

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Phenomena. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Novo Ciclo Solar irá agravar ainda mais Efeito Estufa

  1. sargebuzz disse:

    Olá Baldaci, já ouvi falar sobre o ciclo solar e sua relação com o número de Wolf. Gostaria de saber se esse aumento de atividade representa um aumento na emissão direta de energia do Sol, afetando assim o clima na Terra. Acho que não ficou bem claro em seu texto a forma como o aumento de atividade solar irá influenciar o clima na Terra, apesar de parecer óbvio, é um detalhe importante.

    Até mais!

  2. Gabriela Pyzzom disse:

    Por mais que a realidade esteja na nossa frente, não querendo ser pessimista, acredito que em relação ao efeito estufa só tende á piorar, pois não é de agora que vem se falando em evitar queimadas, preservar o meio ambiente e tudo que já estamos fartos de ouvir e que ninguém faz nada para melhorar, principalmente os paízes de 1° mundo.
    Más é uma observação muito boa, quem sabe assim as pessoas começam a agir…

    Gabriela – estudante de construção civil (Cefet – SP)

  3. Luiz Antônio Puton disse:

    Eu assisti o documentário “Quem somos nós” – versão para colecionadores, com mais de 150 min, onde se fala quanto ao gás carbônico, que representa 0,054% da nossa atmosfera. Diz lá também, que já houve na nossa história, há alguns mils anos, que a presença desse gás já foi muito maior e nem por isso os ursos polares desapareceram.
    Procurei a informação sobre o ciclo solar para ver se há indícios de que as atividades do Sol esteja diminuindo, e por consequencia, as médias das temperaturas poderão ser menores, como deu para perceber este ano, aqui no sul do Brasil.

  4. Pelo gráfico apresentado na segunda imagem desta página dá para perceber perfeitamente, pelo menos para mim que sou metido a astrônomo amador desde a infância.

    Resumindo. O Sol é uma esfera de ENERGIA (guardem esta palavra) atômica onde os raios, explosões e etc que se vê nas imagens são a transformação de átomos de hidrogênio em átomos de hélio (nesta primeira fase da vida solar). Provavelmente a humanidade não estará aqui daqui a milhões, provavelmente bilhões de anos, quando restar menos de 5% de energia e massa solar em forma de hidrogênio. Então, com 95% ou mais do Sol em forma de helio, e após ter “consumido” (transformado e ejetado) a energia e calor resultantes de sua fusão em hélio, para o espaço (e sobre a Terra) o Sol conseguirá se compactar mais e romper até os átomos de hélio (pois a única coisa que impede sua implosão (e a de qualquer estrela) é o calor resultante do próprio amassamento gravitacional que causa a fusão dos átomos.

    Vou parar a cronologia do sol e me ater à energia que citei lá no começo. O Sol é energia (em forma de massa atômica, forma vulgar de me referir à matéria de que é feito, um amontoado descomunal de átomos). A fusão destes átomos libera energia (cada esplosão solar que se vê nos vídeos desta página tem mais energia liberada que todas as bombas atômicas produzinas pelo homem). Portanto aos que perguntaram se a atividade solar altera a quantidade de energia jogada sobre a terra, sim, ela faz principalmente isto. Sobre a terra e sobre tudo o mais. Tudo em forma de radiações e calor. Infelizmente.

  5. Karina disse:

    Duvidas:
    se o Sol, com sua massa descomunal e energia capaz de alterar o clima tal qual o conhecemos é tão importante, por que e insisto por que ele sozinho não responde pelas mudanças observadas na Terrinha.
    Este ciclo de +ou- 11 anos é coadjuvante de um ciclo de +ou- 44 anos, e é claro que o Sol, um astro gigante que é responsável (mais diretamente que o homem) pela temperatura da Terra deve ser responsabilizado por mudanças climáticas e não o coitado do CO2 sozinho.

  6. Ricardo disse:

    Gostaria de deixar registrado aqui, a farsa de que se trata toda a trama do Aquecimento Global e as maracutaias econômicas que estão por trás deste “vilão” que é o dióxido de carbono. Nada mais do que uma trama política, elaborada na ONU, através de seus planos diabólicos para deter as economias emergêntes do terceiro mundo.

    Ou será que não perceberam que eles calcam os seus “problemas” em duas grandes frentes: Máquinas motoras e máquinas refrigerantes (geladeiras etc.). Por que será que fazem isto?

    A resposta: são essas máquinas que sustentam toda a civilização moderna, daí, não quererem que sejamos seus concorrentes na disputa de recursos.

    Conheçam mais sobre os céticos ao aquecimento global e a Ciência que de fato é usada para desmascarar os “aquecimentistas” que dizem que irão salvar o planeta!

    Acessem:

    http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Felicio/mudancas/flg0114.html

    Prof. Ricardo
    Climatologista – USP

  7. maria disse:

    eu michamo maria vyrginia vou aapresentar umtradalho de ciencias emeutema e efeito estufa eu queria sader oque
    qui eufalo e quira ajua de voceis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s