TUDO SOBRE O ECLIPSE SOLAR – 11 DE SETEMBRO

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=297544

Horários do Eclipse para Mato Grosso (horário local fuso – 4 horas)

Ouvir esta notícia

Ouça o Comentário de Eduardo Baldaci sobre o Eclipse

Início= 6h28m38.3s
Meio = 7h13m38.7s
Final = 8h02m37.8s

carte-2007b-part-p.gif
Área Geográfica de ocorrência do Eclipse de 11 de setembro

cuiabanodiadoeclipse.jpg

Na arte preparada pelo autor, as diversas fases do eclipse visível em Cuiabá.MT
se2007sep11p.gif
Mapa da área de visibilidade local do Eclipse

imagem.jpg

Os moradores de quase todos os estado do Brasil poderão ver o eclipse parcial do Sol no próximo dia 11 de setembro (Terça-feira). Aqui em Mato Grosso, o fenomemo será observado pelo astronomo Eduardo Baldaci através de um avançado telescópio com a utilização de um filtro capaz diminuir cerca de 99.9999% da intensidade da luz e radiação solar.
esp-290387-pro.jpg Assim será visível uma das fases do eclipse em CuiabáO posto de observação que será instalado na Praça das Bandeira (CPA) iniciará o programa de obtenção de fotos e vídeos do eclipse às 6 horas da próxima Terça-feira.

Segundo Eduardo Baldaci, para Mato Grosso o eclipse tem início às 06:29 (Horário local de MT), o meio do eclipse às 07:15 e o final às 08:03.tes.jpg Telescópio que será utilizado em Cuiabá para acompanhamento do fenômeno.

A intenção do astronomo em divulgar o fenomeno, é porque segundo ele “é muito perigoso uma observação à olho nu direta do evento”. Há uma crença popular que radiografias velhas, filmes velados ou binóculos são bons instrumentos de observação. Entretanto, a utilização destes poderão causar cegueira irreversível.
esp-290387-cba.jpg Uma das formas seguras de observação é procurar uma árvore e utilizar a projeção numa folha de papel ofício.

O Projeto CUIABÁ OLHA PARA O CÉU, de autoria de Baldaci, tem com objetivo secundário divulgar o Projeto de Construção do Observatório e Planetário de Mato Grosso.

1113438_eclipse3.jpgsolprojt.jpg Formas seguras de observação: Projeção e óculos com filtro solar próprio importado da alemanha
Há 25 anos divulgando astronomia, Baldaci é um dos 3 astronomos amadores reconhecidos pela NASA através do Jet Propulsion Laboratory. Através de seus instrumentos, garante o astronomo, será a única oportunidade 100% de observação do fenomeno haja visto que ele está utilizando um avançado filtro solar fabricado por um planetário alemão.

O último eclipse do sol em Cuiabá foi em 11 de Julho de 1991 e o próximo total será em 14 de outubro de 2023
eclipsesolar05.jpg
Um eclipse ocorre toda vez que a lua passa em frente do Sol, projetando sua sombra sobre uma determinada região da Terra. Isto pode ocorrer até 3 x por ano.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Eclipse, observatory. Bookmark o link permanente.

7 respostas para TUDO SOBRE O ECLIPSE SOLAR – 11 DE SETEMBRO

  1. camila disse:

    muito 10!esse site serve para estudar a prova

  2. Tassis S Rodrigues disse:

    Quando será o proximo eclipse solar no brasil.
    Obrigado e tenham um bom dia.

  3. lorrayne disse:

    vcs agora estam botando umas imagens legais
    é assim que eu quero ver

  4. bety disse:

    adoreia a pesquisa estou vendo melhor

  5. thayza valerias.b.da conceição disse:

    é maneiro eu quero ver eu vou ficar de olho bjoooossss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s