Setor reivindica Conselho de Turismo

Entre as reivindicações, estudantes e profissionais pedem a regulamentação da profissão de turismólogo

MARIA NASCIMENTO
Secretaria de Comunicação

Operadores do turismo em Mato Grosso estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (14) em audiência pública na Assembléia Legislativa. O debate proposto pela deputada Chica Nunes (PSDB) resultou em propostas a serem enviadas ao Governo e trabalhadores no Legislativo para o surgimento de políticas e adoção de medidas para impulsionar o mercado do turismo no Estado. Entre as solicitações do setor, a principal é a efetivação de uma proposta que tramita na AL e que institui o Conselho Estadual do Turismo.
Além dessa, outras seis propostas foram colocadas pelos debatedores. São elas: regulamentação da profissão de turismólogo; criação do planetário de Cuiabá; inclusão de áreas de mineração nos roteiros turísticos; treinamento de profissionais para atuarem no turismo de aventura; cobertura de telefonia móvel em todos os municípios mato-grossenses – 38 deles ainda não dispõem desse serviço, – rede de infra-estrutura com estradas e banheiros, entre outras necessidades, e, por último, adoção de políticas públicas que contemplem os munícipes, para que os moradores conheçam o local onde residem.

De acordo com Chica Nunes, as propostas serão trabalhadas. “Vamos trabalhar essas propostas. Sinto que a sobrevivência da baixada e de outras regiões está no turismo, Ele vai salvar a Baixada Cuiabana. Acredito que depois de quatro anos priorizando o agronegócio – e isso não é uma crítica- o governo Blairo Maggi vai atender a baixada e o norte, incentivando outras atividades, entre estas o turismo”, disse Nunes. Sobre a regulamentação do profissional em turismo, Chica vai articular junto aos deputados federais e senadores.

A audiência pública, com o tema “A Política de Turismo e as Estratégias para o Fortalecimento do Setor no Estado de Mato Grosso” ocorreu no Auditório Renê Barbour da AL. Compuseram a mesa dos debates, além da deputada Chica Nunes, o presidente da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, vereador Professor Gê; o secretário adjunto de Planejamento do Estado, Ocemário Daltro; a presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (Abebetur), Rejane Pasqualí; o consultor Econômico de Turismo do Sebrae, Agripino Bonilha; o assessor especial de Turismo do Estado, José Rodrigues que representou o secretário Pedro Nadaf e a secretária de Turismo de Poconé, Nilza Figueiredo.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s