Nasa mapeia áreas mais perigosas do espaço

Astrônomos destacaram locais onde estrelas superquentes ameaçam planetas.
Zona de segurança nessas áreas é um círculo de 16 trilhões de quilômetros.

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (18) um verdadeiro “mapa do perigo” espacial, marcando com uma espécie de “cordão de isolamento” cósmico estrelas superquentes que podem ser culpadas de impedir o nascimento de planetas em suas vizinhas.

01015519200.jpg

No destaque, a “zona de perigo” que circunda estrelas superquentes. (Foto: Nasa)

Estrelas jovens têm um disco de gás e poeira ao seu redor. É nesse local que os planetas se formam, ao longo de milhões de anos. O disco, no entanto, pode ser destruído pela proximidade prolongada de uma estrela mais velha e quente. A radiação ultravioleta da vizinha indesejada evapora o disco e seus ventos empurram o material para longe.

Os astrônomos da Nasa destacaram essas grandes estrelas que acabam com a fertilidade alheia e fizeram cálculos para definir qual é a distância segura para estrelas menores. Segundo o estudo, se há mais de 1,6 ano-luz de distância (cerca de 16 trilhões de quilômetros), o perigo é reduzido. Se as jovens estrelas, no entanto, ficarem a uma distância menor, elas provavelmente terão seus planetas em formação sendo jogados aos confins do espaço.

Segundo o astrônomo Zoltan Balog, da Universidade do Arizona em Tucson, as estrelas estão constantemente em movimento. Os planetas de estrelas frias podem sobreviver dentro da “zona de perigo” se não ficarem muito tempo por ali ou se forem gigantes, mais ou menos do tamanho de Júpiter, que se formam com mais rapidez (coisa de menos de um milhão de anos). Mas se a estrela ficar muito tempo na área, ela provavelmente acabará estéril.

Sobre Baldaci

A Haggai Alummi M606, An Amateur astronomer, A husband, father and a visionary baptist pastor working hard to Plant a Church in Cuiaba, Brazil and to establish the first Cyber Theater and Planetarium in my state(http://on.fb.me/hkCGff) Unique pastor and astronomer in Brazil. Working using astronomy to reach poor childrens and against drugs. http://bit.ly/eu0zgB Member of SOC-JPL-NASA (http://bit.ly/eoyow6) and Astronomer without borders (http://bit.ly/dTCOJG) Host of program “Eyes on skies” TV Assembléia Legislativa(http://on.fb.me/gmF5LE) e Ombudsman of Education State Secretary of Mato Grosso with assistance to 711 schools. About me at Haggai´s web site: http://bit.ly/hAfceX
Esse post foi publicado em observatory. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s